sábado, 11 de julho de 2015

Musicalidade Ritual - Canto

Boa tarde, irmãos!

É com imenso prazer que depois de um mês sem postar, volto falando de um tema muito querido por mim e por muitos, que sempre fez parte da minha vida de uma forma muito presente antes mesmo de se tornar algo espiritual, mas que hoje ganha muito mais significado em cada roda, em cada ritual.

Antes, também quero deixar avisado que infelizmente não consigo mais atender a essa disciplina de postagem semanal, pois mais do que o blog, tenho outros compromissos espirituais aos quais tenho me dedicado mais ativamente e sem estes não existe nem inspiração para vir aqui e escrever para vocês, pois esse blog é o resultado da minha experiência espiritual, espero que entendam essa necessidade que tenho às vezes de estar "offline".

Aproveitem, filtrem o que for bom, e cantem muito!

Gratidão! :)


MUSICALIDADE RITUAL - CANTO



É comum a prática musical em quase toda esfera religiosa, mas infelizmente cada vez mais perdemos esses saberes tão naturais nossos, devido a uma castração constante da nossa criatividade, intuição e emoções nessa era de "capitalista-robozinho", onde aprendemos apenas a consumir, obedecer e reproduzir...

O ponto é que a musicalidade é uma forma de oração, devoção ou meditação poderosíssima e que pode nos levar a estados magníficos de consciência expandida, sem falar nos processos de cura.

Muitas pessoas hoje em dia tem pouca noção musical, digo noção mesmo, pois música na verdade é simples, mas nosso modo de vida nos impede muitas vezes de penetrar no sentimento que é a música, muitas pessoas do meio urbano têm dificuldade para cantar, especialmente, não conseguem acompanhar os tempos, desafinam, etc.

Ok, "poxa, mas esse pessoal talvez não tenha estudado música", vocês irão pensar, ou "eles não têm o dom". Mas agora vamos lá para as Cantigas do nordeste brasileiro, para os Torés indígenas, para os Pontos de Umbanda e Candomblé mais antigos, os Linhos de Catimbó/Jurema, indo mais longe, os Ícaros e Canciones Medicinas dos indígenas latinos...

Lindas vozes, lindos cantos, formas diferentes do tradicional de se cantar, inclusive, como eles conseguem cantar assim bonito sem ter estudado música? Simples, eles não são travados, eles não têm medo de não agradar, eles cantam com o coração e não pensando se está bonito ou feio, exercem seu lado emocional do cérebro mais do que o racional, ofertam a canção como forma de prece.



Já dizia Santo Agostinho "Cantar é rezar duas vezes", com essa frase ressalto novamente a importância de "saber" cantar no ritual. Claro que além disso há os instrumentos, pessoas com mais dificuldade em um e mais facilidade em outro, e isso é natural, pois instrumentos são como ferramentas as quais se precisa aprender a manusear, mas o canto, o canto não, a gente nasce sabendo cantar, já viu passarinho não saber cantar?

Para ajudar nossos irmãos Neo Xamãs, Neo Brujos, ou qual for a denominação religiosa ou espiritual que tenham, a ser passarinho no meio urbano, deixo algumas dicas, dicas essas de uma pessoa também urbana que já foi muito mais travada, mas que sempre amou de cantar, fez aulas de canto na adolescência e é também ex-DJ de música eletrônica (hihi):

  • RESPIRAÇÃO: Para saber cantar antes é preciso saber respirar, a maioria de nós não sabemos respirar corretamente, a respiração mais correta e eficaz é a diafragmática (como os bebês respiram), onde expande-se o abdome ao inspirar, e não o peito, como o de hábito, por ser uma questão mais técnica, não vou me estender pois também existe vasto material sobre o assunto online e mais específico, recomendo também prática de Pranayamas para quem realmente percebe essa dificuldade grande na respiração.
  • TIMIDEZ: A timidez é algo que atrapalha bastante ao cantar, falo por mim, pois até hoje ainda tenho algum problema com isto, inclusive na fala, quando a gente se sente "acuado", inseguro, nós fechamos o chakra laríngeo que refere-se a comunicação, ou seja, o contato com os demais, o social, afeta principalmente e antes de tudo na garganta e cordas vocais, falamos baixo e perdemos potência vocal, trabalhar a timidez não é fácil, mas mais do que o chakra laríngeo, recomendo que se trabalhe também o chakra raiz, pois este é o responsável pela nossa segurança perante o mundo.
  • TEMPO: Com exceção da valsa e uns poucos gêneros de música eletrônica, músicas são matematicamente e exatamente divididas em 4 tempos, cada compasso (seria praticamente o equivalente a uma estrofe, ou uma frase, dependendo da música) possui 4 tempos, ou seja, você pode saber a hora certa de começar a cantar certa parte da música e cantar "no ritmo", se imaginar sempre um ritmo de 4 em 4 toques (quem faz dança vai tirar de letra), assim 1-2-3-4, 1-2-3-4... e por aí vai, ouvindo bastante música e com atenção você vai percebendo e aprendendo a cantar no tempo e compasso certos, pois cantar fora também atrapalha quem está tocando algum instrumento enquanto você canta! (Ih! :x)
  • ENTREGA: Já está automaticamente ligada a questão da timidez, mas indo mais fundo, falo da sua conexão ao cantar, de realmente cantar como uma oferta de oração e colocar todo o seu coração nessa atividade, cantar é uma arte e arte sem sentimento não é arte, mais do que isso, coloque os seus melhores sentimentos nessa canção e sempre antes de cantar é legal que faça alguma reverência ao seu Mestre Espiritual, Mentor, Guia, a Deus, no que você acreditar, e pedir essa conexão para cantar de forma devocional.
  • CONHECIMENTO: Antes de querer cantar, conheça, não só a música que irá cantar, mas a divindade ou entidade a que se dedica a canção, antes entre em contato com ela, tenha um relacionamento com este Ser de Luz e entregue essa canção como uma serenata de amor. Para amar, é preciso conhecer. Além disso, conheça como se canta essa música, por exemplo, nos pontos de Umbanda tem músicas em que um canta uma frase e os demais cantam a próxima, já no Hinduísmo quando se canta mantras geralmente uma pessoa canta uma frase e os demais repetem a mesma frase em seguida e assim sucessivamente, cada culto terá características próprias de musicalidade, é respeitoso e bonito que se procure conhecer e adequar-se ao rito para cantar da forma correta.

Pessoal, é isso, espero ter ajudado, ou pelo menos oferecido um pouquinho mais de conhecimento a partir da minha experiência, lembrando que não se trata muito de cantar bem ou cantar mal (do ponto de vista popular), cada um tem um timbre e uma característica muito pessoal e individual, mas quero mostrar que todos podem cantar, só quem não tem coração não sente a profundidade de um canto de um rezador humilde, aquele canto forte, com sotaque, e talvez algumas palavras erradas, mas firme, potente! E vamos cantar que "quem canta seus males espanta"!

Ahooo! _/|\_

Nenhum comentário:

Postar um comentário